O recém lançado mapa interativo dos sistemas de comunicação digital e da rede de telecomunicações indica onde estão localizadas as lacunas da exclusão digital na região da Ásia-Pacífico
O recém lançado mapa interativo dos sistemas de comunicação digital e da rede de telecomunicações indica onde estão localizadas as lacunas da exclusão digital na região da Ásia-Pacífico a Organização das Nações Unidas (ONU) lançou esta semana um mapa interativo dos sistemas de comunicação digital e da rede de telecomunicações. O objetivo é mostrar aos decisores políticos e investidores onde estão localizadas as lacunas da exclusão digital na região da Ásia-Pacífico e, desta forma, levar as tecnologias de informação e comunicação e a conectividade de banda larga a todos.

Na Ásia e no Pacífico, o que chamamos de divisão digital’ é, na verdade, uma divisão de renda, de género, de educação e [de] conhecimento, referiu Noeleen Heyzer, secretário executivo da Comissão Económica e Social das Nações Unidas para Ásia e o Pacífico (ESCaP), citado pelos serviços de comunicação da organização.

Segundo Ban Ki-moon, secretário-geral da ONU, o aumento da conetividade poderá ajudar a atenuar o contraste da prosperidade e do desenvolvimento entre os países desenvolvidos e em desenvolvimento. É importante que façamos melhor uso da tecnologia para capacitar as pessoas com informação, conhecimento e meios para melhorar suas vidas, referiu.

além de prestar informações aos profissionais que planeiam as redes, aos decisores políticos e reguladores de países em desenvolvimento, os mapas serão uma ferramenta poderosa para avaliar as oportunidades do mercado, afirmou Hamadoun Touré, secretário-geral da União Internacional de Telecomunicações.

Segundo a ESCaP, apesar da região da Ásia-Pacífico continuar a superar o resto do mundo no progresso económico, o forte crescimento do comércio e do investimento tem sido acompanhado pelo aumento das desigualdades.