Filósofos e académicos vão partilhar as suas visões e experiências sobre inclusão e respeito pela diversidade cultural, no âmbito do Dia Mundial da Filosofia. a iniciativa vai realizar-se em Paris e contará com a intervenção da diretora-geral da UNESCO
Filósofos e académicos vão partilhar as suas visões e experiências sobre inclusão e respeito pela diversidade cultural, no âmbito do Dia Mundial da Filosofia. a iniciativa vai realizar-se em Paris e contará com a intervenção da diretora-geral da UNESCOO Dia Mundial da Filosofia é assinalado esta quinta-feira, 21 de novembro, com o tema Sociedades Inclusivas, Planeta Sustentável. José Meirinhos, presidente do Departamento de Filosofia da Universidade do Porto, explicou de que modo é que a filosofia pode contribuir para a inclusão social.
É discutindo, é pensando, que as sociedades inclusivas se vão construindo, isto é, compreendendo no outro um igual a cada um de nós, e que juntos construímos aquilo que é a nossa responsabilidade: criar um mundo onde todos possam ter a sua oportunidade, onde todos aprendam, onde todos contribuam para uma sociedade que valorize o lugar e o papel de cada um, afirmou, em declarações à Rádio ONU.
Na sede da UNESCO, em Paris, a data será marcada com uma mesa redonda que contará com participação de filósofos e académicos que vão partilhar as suas visões e experiências sobre inclusão e respeitopela diversidade cultural. O debate será aberto por Irina Bokova, diretora-geral da UNESCO, e terá como foco o aumento das desigualdades sociais e o desenvolvimento sustentável.
além disso, os participantes vão discutir os conceitos de justiça social, solidariedade, exclusão e inclusão em diferentes sociedades e grupos vulneráveis, como indígenas, migrantes, refugiados e pessoas com deficiência. Segundo a Unesco, entre as questões a serem exploradas estão a existência de princípios éticos ou morais que precisam de ser levados em conta em políticas de combate à exclusão.