Médicos, enfermeiros, psicólogos, especialistas em logí­stica e população local estão a ajudar os filipinos prejudicados pelo tufão Haiyan. além da entrega de bens aos cidadãos afetados, estão ser montados hospitais improvisados
Médicos, enfermeiros, psicólogos, especialistas em logí­stica e população local estão a ajudar os filipinos prejudicados pelo tufão Haiyan. além da entrega de bens aos cidadãos afetados, estão ser montados hospitais improvisadosapesar das sérias dificuldades logísticas, os Médicos Sem Fronteiras já iniciaram a sua atividade nas ilhas mais afetadas pelo tufão Haiyan.com 137 profissionais internacionais no terreno, e com a chegada de 232 toneladas de suprimentos, as equipas dos MSF continuam a avaliar as regiões enquanto oferecem cuidados médicos num número crescente de locais, informa a organização humanitária, em comunicado.
Os MSF estão em atividade nas ilhas de Samar, Leyte e Panay, e, mais recentemente, começaram a avaliar as necessidades em Masbate. Mais profissionais estão a caminho das Filipinas, bem como cargas adicionais de bens de primeira necessidade.
No país, os Médicos Sem Fronteiras realizam consultas e trabalham com médicos filipinos. além disso, muitas pessoas da comunidade estão a voluntariar-se para ajudar da forma que podem. O tufão Haiyan não deixou os hospitais ilesos. Estes espaços ficaram tão gravemente danificados que será extremamente difícil repará-los.
Por esse motivo, estão a ser erguidas tendas que funcionarão como hospitais improvisados. ao mesmo tempo, equipas que contam com um médico, enfermeiros, especialistas em logística e um psicólogo começaram a conduzir clínicas móveis, à medida que continuam a avaliar as necessidades adicionais.