«Erros e distrações ao volante ocorrem diariamente», mas podem não ter «consequências tão trágicas se as ruas e estradas foram concebidas e mantidas para serem seguras», alerta a Cruz Vermelha Portuguesa, numa mensagem para o Dia das vítimas da Estrada
«Erros e distrações ao volante ocorrem diariamente», mas podem não ter «consequências tão trágicas se as ruas e estradas foram concebidas e mantidas para serem seguras», alerta a Cruz Vermelha Portuguesa, numa mensagem para o Dia das vítimas da EstradaO Dia Mundial em Memória das Vítimas da Estrada é assinalado este domingo, 17 de novembro, por organizações não governamentais e governos de todo o mundo. Em Portugal, a cerimónia nacional vai desenrolar-se em Viseu e contará com passeios por esta cidade portuguesa, em homenagem às vítimas, que serão dinamizados por ciclistas e motociclistas.

além destas atividades, vai realizar-se uma celebração eucarística na mesma cidade, que será presidida por Ilídio Leandro, bispo diocesano. após a missa, os cidadãos vão ter a oportunidade para assistir a uma performance do Coro Mozart, na Sé de Viseu.

Em comunicado, a Cruz Vermelha Portuguesa recorda que erros e distrações ao volante ocorrem diariamente e conduzem a uma inimaginável quantidade de lesões, mortes e sofrimento. Contudo, os acidentes de viação podem não ter consequências tão trágicas se as ruas e estradas foram concebidas e mantidas para serem seguras.

Segundo a Cruz Vermelha, estradas e ruas seguras podem anular ou minimizar, os erros cometidos pelos seus utilizadores, podendo, desta forma, salvar milhões de vidas. O Dia Mundial em Memória das Vítimas da Estrada foi estabelecido para criar uma cultura global de segurança rodoviária. a data é uma ocasião para não apagar a memória das vítimas e para alertar para a importância da segurança das vias.