a agência de refugiados das Nações Unidas disse que está profundamente preocupada com relatos de que países da União Europeia estão a negar entrada ou a fazer regressar à força requerentes de asilo, incluindo pessoas que fugiram do conflito sírio
a agência de refugiados das Nações Unidas disse que está profundamente preocupada com relatos de que países da União Europeia estão a negar entrada ou a fazer regressar à força requerentes de asilo, incluindo pessoas que fugiram do conflito sírioSe estão a ocorrer práticas para impedir que os requerentes de asilo tenham acesso ao território [europeu], o alto Comissariado das Nações Unidas para os Refugiados (aCNUR) apela aos estados da União Europeia (UE) para que cessem imediatamente com esses procedimentos, apelou o porta-voz do gabinete do aCNUR, adrian Edwards.
O regresso forçado e a prevenção de entrada pode colocar os requerentes de asilo em novas situações de risco e expô-los a situações traumáticas adicionais, avisou o aCNUR. Que informou que está a investigar relatos dessas práticas na Bulgária, Chipre e Grécia.
Na Bulgária, a imprensa noticiou que as autoridades fronteiriças tinha obrigado 100 imigrantes a voltarem para trás, no fim de semana, e que foram colocados cerca de 1200 polícias para essas regiões. Colocaram também barreiras, como cercas ou outros dispositivos dissuasores, para levar as pessoas a fazerem travessias mais perigosas, deixando mais refugiados à mercê de traficantes e contrabandistas, disse Edwards.