a iniciativa europeia de cidadãos «Um de Nós» conseguiu 1,9 milhões de assinaturas em toda a Europa, e mais de 73 mil em Portugal
a iniciativa europeia de cidadãos «Um de Nós» conseguiu 1,9 milhões de assinaturas em toda a Europa, e mais de 73 mil em PortugalMais de 73 mil portugueses, entre cerca de 1,9 milhões de europeus, assinaram uma petição para que a União Europeia pare de financiar atividades médicas e de investigação que suponham a destruição de embriões humanos.
a petição One of Us (Um de Nós) decorreu até ao dia 1 de novembro, e reuniu 1. 898. 852 assinaturas a nível europeu, 73. 661 das quais de cidadãos portugueses, segundo um comunicado da Federação Portuguesa Pela Vida, que dinamizou a recolha de assinaturas em Portugal.
Promovida por um comité de cidadãos, a petição será analisada ao abrigo da Iniciativa de Cidadãos, um instrumento legislativo da União Europeia aprovado no Tratado de Lisboa, criado aproximar os cidadãos das instituições europeias.
a iniciativa ultrapassou o milhão de assinaturas, de pelo menos sete países, exigidas pela Comissão Europeia para analisar a petição, o que deverá realizar-se no prazo de três meses. Portugal está entre os 20 países em que o número individual de assinaturas exigido, 16 mil, foi superado.