Numa mensagem para o «Dia Internacional Para a Prevenção da Exploração do ambiente em Tempo de Guerra e Conflito» Ban Ki-moon, secretário-geral das Nações Unidas, afirma que é necessário «proteger o ambiente» para evitar a intensificação de guerrilhas
Numa mensagem para o «Dia Internacional Para a Prevenção da Exploração do ambiente em Tempo de Guerra e Conflito» Ban Ki-moon, secretário-geral das Nações Unidas, afirma que é necessário «proteger o ambiente» para evitar a intensificação de guerrilhasO Dia Internacional Para a Prevenção da Exploração do ambiente em Tempo de Guerra e Conflito armado é assinalado esta quarta-feira, 6 de novembro. Numa mensagem alusiva à efeméride, Ban Ki-moon, secretário-geral da Organização das Nações Unidas (ONU), recorda que os recursos naturais continuam a ser explorados e degradados durante os conflitos armados, ameaçando a paz e segurança a longo prazo.
Na África Central e Oriental de hoje, o tráfico ilegal de minerais, vida selvagem, madeira, carvão e narcóticos é usado para financiar atividades ilícitas, apoiar grupos armados e redes criminosas. Na Somália por exemplo, estima-se que o tráfico ilegal de carvão corresponde a um rendimento anual de 384 milhões de dólares para grupos rebeldes e terroristas, exemplifica o responsável, no mesmo documento.
Por isso, nesta data, as Nações Unidas alertam para a importância de proteger o ambiente em períodos de conflito armado. Para Ki-moon, fortalecer a gestão dos recursos naturais e melhorar a monitorização nos Estados afetados por conflitos, pode ajudar a prevenir que esses recursos contribuam para a alimentar os conflitos.