a Organização Mundial de Saúde confirmou esta terça-feira a existência de dez casos de poliomielite no país atingido pela guerra, acrescentando que as autoridades de saúde nacionais e dos países vizinhos já começaram a resposta global à epidemia
a Organização Mundial de Saúde confirmou esta terça-feira a existência de dez casos de poliomielite no país atingido pela guerra, acrescentando que as autoridades de saúde nacionais e dos países vizinhos já começaram a resposta global à epidemiaO diretor de comunicação da agência de saúde das Nações Unidas, Oliver Rosenbauer, confirmou que dos 22 casos relatados de paralisia flácida aguda (PFa), dez foram confirmados como sendo o resultado de da pólio vírus selvagem tipo 1. Os restantes 12 casos ainda estão em investigação.
Estes casos foram inicialmente reportados a 17 de outubro na província de Deir al Zour, na região nordeste da Síria. Devido ao prolongado conflito, que deslocou milhões de pessoas, a Síria já tinha sido considerada de alto risco para doenças imunopreveníveis. No entanto, o país não tem nenhum caso de poliomielite desde 1999.
a poliomielite, cujo vírus entra no corpo através da boca e multiplica-se no intestino para atacar o sistema nervoso, é altamente infeciosa e pode causar paralisia total em questão de horas.