Dois santuários marianos estreitam laços na devoção a Maria. Em Setembro deste ano em Itália; em 2006 em Fátima, o processo ficará concluí­do.
Dois santuários marianos estreitam laços na devoção a Maria. Em Setembro deste ano em Itália; em 2006 em Fátima, o processo ficará concluí­do. O santuário de Nossa Senhora do Rosário de Fátima e o de Maria Santíssima Incoronata de Pettoruto, em Itália, vão assinar um acordo de geminação.
Trata-se da terceira geminação que o santuário de Fátima faz, afirmou o reitor, monsenhor Luciano Guerra. Isto apesar de serem propostas muitas geminações, adiantou, frisando que hesitei bastante antes de fazer a geminação.
a escolha de Luciano Guerra reside em geminar o santuário de Fátima com outros santuários de dimensão nacional ou internacional. Porque com os santuários de Fátima espalhados pelo mundo, já temos uma relação especial. as geminações, que este santuário conta efectuar com outros, serão apenas 13.
a cerimónia oficial da primeira fase do processo ocorrerá a 7 de Setembro na cidade italiana de San Sosti, na Calábria, dia da Festa de Santa Maria de Petorruto. a fase final deste processo de geminação ocorrerá a 13 de Maio de 2006, em Fátima, durante a celebração do 89º aniversário da primeira aparição de Nossa Senhora aos pastorinhos.
Com a geminação, a ligação entre entre os dois santuários marianos fica mais estreita, traduzindo-se num conjunto de propósitos e acções. assim, a 7 de Setembro, a comitiva fatimense entregará uma imagem de Nossa Senhora de Fátima ao santuário italiano, que a colocará num local de honra. Em 2006, o santuário de Fátima receberá uma imagem de Maria Santíssima Incoronata de Pettoruto.
Os dois santuários trocarão ainda toda a documentação (teológica, pastoral ou outra) que publicarem. Cada santuário recomendará, publicamente, aos seus peregrinos, as intenções do outro, sempre que possível, mas pelo menos uma vez por ano. Em ocasiões mais solenes, e pelo menos de seis em seis anos, cada um dos santuários enviará uma delegação ao outro santuário, a fim de manter viva a geminação.
Este acordo vai ser assinado pelos reitores dos dois santuários, monsenhor Luciano Guerra e monsenhor Carmelo Perrone. Uma delegação portuguesa de três dezenas de pessoas participará nesta cerimónia.