O encontro «Ser cidadão hoje» vai contar com a intervenção de diversos especialistas que vão abordar temáticas relacionadas com a cidadania ativa e inclusiva, «situações de sofrimento social» e voluntariadoEm pleno ano Europeu dos Cidadãos a Legião da Boa Vontade vai realizar o colóquio Ser cidadão hoje, em parceria com a Divisão da Juventude da Câmara Municipal de Coimbra. a iniciativa vai decorrer no próximo dia 14 de novembro, pelas 14h00, no auditório da Escola Superior de Educação de Coimbra.

Com este colóquio, os seus promotores pretendem que os cidadãos conheçam os seus direitos e deveres para que possam ter uma voz e ação ativa na sociedade. Em análise vão estar questões como: Estaremos nós cientes das nossas responsabilidades enquanto cidadãos? ou Vivemos em cidadania?

além disso, o encontro abordará também a cidadania ativa e inclusiva, indica um comunicado da organização. anabela Ramalho, professora na Escola Superior de Educação de Coimbra, Cristina albuquerque, docente da Faculdade de Psicologia e Ciências da Educação da Universidade de Coimbra, José Ferramenta, presidente da IUN a + Lusofonia, e Eduarda Pereira e Cristina Pereira, da Legião da Boa Vontade, são os oradores convidados.

ao longo deste dia, os conferencistas vão falar sobre O papel do Estado e da sociedade civil em situações de sofrimento social, a inclusão das comunidades lusófonas em Portugal, Os deveres antes dos direitos e Voluntariado enquanto espírito de cidadania.