a Cáritas Brasileira ofereceu brinquedos e material escolar a crianças do Rio Grande do Sul, que perderam os seus bens devido a desastres ambientais a Cáritas Brasileira ofereceu brinquedos e material escolar a crianças do Rio Grande do Sul, que perderam os seus bens devido a desastres ambientaisCerca de 150 crianças da paróquia de São José Operário, em alvorada, no Rio Grande do Sul (Brasil), receberam variados bens, na última semana, no âmbito de uma ação de solidariedade organizada pela Cáritas Brasileira Regional do Rio Grande do Sul,em parceira com a Diaconia Madre Teresa de Calcutá. as crianças beneficiadas, assim como as suas famílias, perderam quase todos os seus bens devido ao rompimento de um dique, durante a última enchente na cidade, um problema que atingiu 800 famílias, indica a Cáritas Brasileira, em comunicado.
O drama vivido por estas pessoas levou a Cáritas a oferecer brinquedos, material escolar e alimentos aos mais pequenos e motivou os membros da organização a promoverem um conjunto de jogos com as crianças. Para nós, da Cáritas, é uma alegria poder ajudar estas crianças que, muitas vezes, são as últimas a receber auxílio nas emergências. assim como para os adultos é difícil perder os bens, para as crianças também não é fácil perder os brinquedos e materiais escolares, disse Jacira Dias Ruiz, assessora da Cáritas do Rio Grande do Sul.
andrei Chagas, de 10 anos, foi um dos beneficiários da ação. Gostei muito dos cadernos. Vou já usá-los. Mas os brinquedos vou dividi-los com os meus irmãos para podermos brincar juntos, disse. Por sua vez, alzira Chagas, mãe de andrei, afirmou que perdeu muitos móveis na enchente. Nós recebemos muitas doações, como roupas, por exemplo. aos poucos estamos a recuperar a nossa casa. as crianças ainda não tinham recebido nenhuma doação, então agradeço este carinho, destacou, em declarações aos serviços de comunicação da organização.
antónio Cardoso, coordenador da Diaconia Madre Teresa de Calcutá, disse que todas as pessoas beneficiadas através desta ação solidária vivem com dificuldades económicas. agradecemos a parceria com Cáritas do Rio Grande do Sul, pois ações como esta mudam a vida destas pessoas e elas sentem-se valorizadas, pois veem que pessoas ou entidades como a Cáritas, estão prontas para ajudar e trazer esperança para retomarem as suas vidas, frisou.