Num país destruído pela guerra em que milhões de pessoas vivem, a chegada do inverno está a levar o aCNUR a reforçar a operação humanitária com a entrega de variados bens aos deslocados síriosCom a aproximação do inverno, o alto Comissariado das Nações Unidas para os Refugiados (aCNUR) está a reforçar a entrega de ajuda humanitária na Síria. Recentemente, a agência da Organização das Nações Unidas (ONU) entregou colchões, cobertores, kits para cozinhar e itens de higiene a cerca de 2,5 mil pessoas em Mouadamiya, a sudoeste de Damasco.
Nas últimas duas semanas, o aCNUR e vários parceiros levaram mantimentos para mais de 20 mil civis vulneráveis que estão na cidade de Raqqa e em áreas próximas a Homs. Muitos deslocados vivem em prédios sem janelas, portas ou eletricidade. Os sírios vão precisar muito em breve de cobertores térmicos e lençóis plásticos para lidar com as temperaturas do inverno, disse em Genebra adrian Edwards, porta-voz da agência, citado pela Rádio ONU.
apesar dos esforços, o aCNUR recorda que mais de 4,2 milhões de pessoas estão deslocadas dentro da Síria. atualmente, as temperaturas na região já estão a descer, e a meta da agência é garantir abrigo para 80 mil pessoas até a chegada do inverno. Na Síria, praticamente todas as cidades foram afetadas pela guerra civil e a ONU calcula que mais de 400 mil casas foram destruídas e 1,2 milhão de habitações sofreram estragos.