a Via da Conciliação e Praça de São Pedro, em Roma, vão transformar-se numa pista de atletismo, no âmbito da iniciativa «100 metros de corrida e de fé»
a Via da Conciliação e Praça de São Pedro, em Roma, vão transformar-se numa pista de atletismo, no âmbito da iniciativa «100 metros de corrida e de fé»O Vaticano vai realizar este domingo, 20 de outubro, a prova de atletismo 100 metros de corrida e de fé, na Via da Conciliação e na Praça de São Pedro (Roma). a iniciativa vai mobilizar a participação de famílias, seminários, escolas e peregrinos para simularem uma corrida de estafetas e passarem de mão em mão um testemunho.
assim, entre as 08h30 e as 12h00 (menos uma hora em Portugal) os participantes vão correr 100 metros para chegarem à Praça de São Pedro onde serão recebidos e saudados pelo Papa Francisco, antes da oração do angelus. a corrida será uma ocasião para sublinhar a importância e o papel formativo do desporto na catequese cristã numa perspetiva cultural, educacional e espiritual. a iniciativa está inserida no programa do ano da Fé e é promovida pelo Conselho Pontifício para a Cultura, em parceria com o Centro Desportivo Italiano.
Segundo a agência Ecclesia, nos 100 metros de corrida e de fé vão participar vários desportistas aclamados como a tenista Mary Santangelo, o ex-atleta olímpico britânico Jason Gardener, medalha de ouro nos Jogos Olímpicos de atenas em 2004, ou o maratonista Ulderico Lambertucci, com 60 anos, e andrea Bartali, filho de Gino Bartali ciclista vencedor de três voltas italianas, o Giro’, e duas Tour de France’.