No Dia Europeu Contra o Tráfico de Seres Humanos, os especialistas da Organização das Nações Unidas pedem uma resposta global contra o tráfico de pessoas
No Dia Europeu Contra o Tráfico de Seres Humanos, os especialistas da Organização das Nações Unidas pedem uma resposta global contra o tráfico de pessoasO Dia Europeu Contra o Tráfico de Seres Humanos é assinalado esta sexta-feira, 18 de outubro. Para marcar a data, os especialistas das Nações Unidas e do Conselho da Europa estão a pedir uma resposta global conjunta para lutar contra o tráfico internacional de pessoas. Segundo Joy Ezeilo, relatora da ONU sobre o tráfico humano, esta problemática constitui uma grave violação dos direitos humanos. além disso, a responsável recorda que as vítimas têm os seus direitos roubados e precisam de ser protegidas, assistidas e reintegradas na sociedade.
Já em Portugal, muitos cidadãos acreditam em falsas promessas de trabalho decente, refere Rita Penedo, do Observatório do Tráfico de Seres Humanos. Segundo esta responsável, há portugueses que são traficados para o trabalho agrícola, principalmente na alemanha e Espanha. ao mesmo tempo, Portugal continua a ser um destino para o tráfico sexual, sendo que a nacionalidade das vítimas está a mudar.
Qualquer tipo de tráfico, até na questão da exploração sexual, a promessa de trabalho é sempre invocada. O que se vê é que, se em 2008 e 2009 haviam vítimas de tráfico em Portugal com claro predomínio de cidadãos estrangeiros, de brasileiras para a exploração sexual, o que se tem observado nos últimos anos é que a nacionalidade das vítimas tem mudado. Têm aparecido vítimas europeias, especialmente da Roménia e da Bulgária, explicou a responsável, em declarações à Rádio ONU. Por esse motivo, Rita Penedo acredita que a denúncia é fundamental e necessária para sensibilizar a sociedade civil para este problema.