O Papa Francisco vai lançar uma campanha internacional contra a fome. O projeto envolverá as Cáritas de todo o mundo e será inaugurado em dezembro, no Vaticano
O Papa Francisco vai lançar uma campanha internacional contra a fome. O projeto envolverá as Cáritas de todo o mundo e será inaugurado em dezembro, no VaticanoNo próximo dia 10 de dezembro vai arrancar uma campanha internacional para combater a fome, envolvendo as Cáritas de todo o mundo. a iniciativa será aberta pelo Papa Francisco, no Vaticano e impulsionará o compromisso de toda a Igreja com os países do ‘sul’, explicou Sebastián Mora, secretário-geral da Cáritas Espanha.
a iniciativa surge no momento precedente à conclusão das metas de desenvolvimento do milénio, entre as quais estava a erradicação da fome extrema, aludiu o responsável, citado pelo portal aci digital. Segundo Sebastián Mora, a campanha terá quatro linhas de ação: a incidência pública, a sensibilização da população e, especialmente, das comunidades cristãs, a participação das pessoas empobrecidas no seu próprio desenvolvimento e, por último, a incidência política perante organizações internacionais no âmbito da segurança alimentar e combate à fome.
De acordo com o secretário-geral da Cáritas Espanha, o Papa Francisco terá um papel de apoio [e] de suporte na iniciativa. O Santo Padre fará uma declaração e um gesto que dará início à campanha, contudo, o Papa é imprevisível, pelo que o apoio certamente será maior, devido à atenção especial que ele dedica ao mundo da pobreza, disse. a campanha foi tornada pública no dia em que se assinala o Dia Mundial da alimentação – 16 de outubro. a propósito da efeméride, a Organização das Nações Unidas para alimentação e agricultura (FaO) recorda que 842 milhões de pessoas no mundo sofrem de fome crónica e sublinha que pessoas saudáveis dependem de sistemas de alimentação saudáveis. além disso, a agência das Nações Unidas alerta para a degradação da natureza, causada por modelos insustentáveis de desenvolvimento, que ameaçam ecossistemas e biodiversidade.