Um relatório da Gavi alliance indica que a organização está no «caminho certo» para imunizar 250 milhões de crianças até 2015. O objetivo é evitar quase quatro milhões de mortes Um relatório da Gavi alliance indica que a organização está no «caminho certo» para imunizar 250 milhões de crianças até 2015. O objetivo é evitar quase quatro milhões de mortes a Gavi alliance está no caminho certo para imunizar 250 milhões de crianças até 2015, indica um relatório da organização publicado na última segunda-feira, 14 de outubro. O objetivo da Gavi alliance é evitar a morte de quase quatro milhões de menores com o processo de vacinação nos países em desenvolvimento. Segundo a instituição, as vacinas são amplamente reconhecidas como uma das ferramentas de saúde pública que têm o custo-benefício mais eficaz.
Vacinar todas as crianças, onde quer que elas vivam, para que tenham melhor proteção contra doenças que possam ser evitadas com imunizações, significa, para a organização, acesso às 11 vacinas recomendadas pela Organização Mundial da Saúde. a Gavi alliance e os seus parceiros pretendem, não só vacinar as crianças, mas também fortalecer os sistemas de saúde para melhorar a cobertura de imunizações e melhorar as previsões de longo prazo para o financiamento no setor.
Desde 2011, a organização já financiou 67 campanhas de vacinação. a previsão é a de que, até 2014, todos os 73 países que recebem apoio da organização tenham implementado a vacina pentavalente, que protege as crianças contra cinco doenças: a difteria, o tétano, a coqueluche, a meningite e a hepatite tipo B. Contudo, apesar dos avanços, quase 22 milhões de crianças na Etiópia, Índia e Nigéria não receberam as vacinas básicas que deveriam, disse Seth Berkley, médico e chefe da aliança Gavi, citado pela Rádio ONU.