Dezenas de ministros europeus assinaram uma petição para abolir a pena de morte. No documento, os subscritores afirmam que a pena capital é um assunto que «deve permanecer na ordem do dia» até que o último país proceda à sua «abolição»
Dezenas de ministros europeus assinaram uma petição para abolir a pena de morte. No documento, os subscritores afirmam que a pena capital é um assunto que «deve permanecer na ordem do dia» até que o último país proceda à sua «abolição»Quarenta e dois ministros europeus dos negócios estrangeiros, entre os quais o português Rui Machete, assinaram uma petição para abolir a pena capital, uma forma de marcar o Dia Mundial contra a Pena de Morte, assinalado a semana passada. Segundo a agência Efe, no documento, os ministros referem que a pena de morte é intrinsecamente desumana e que o assunto deve permanecer na ordem do dia da comunidade internacional até que o último país proceda à abolição da pena capital.
Os signatários afirmam que se opõem [à pena de morte] em qualquer circunstância, em qualquer parte do mundo e frisam que uma Justiça que mata não é Justiça. Tirar a vida em nome da lei é contrária à dignidade humana, destacam os ministros europeus, sublinhando que a pena capital não pode deixar efeito positivo na prevenção de crimes e na segurança.
atualmente, 50 países aplicam a pena de morte, que chegou a ser aplicada numa centena de países: Um progresso que se fez com intenso trabalho de diálogo e persuasão durante muitos anos, apontam os governantes. O Conselho da Europa e a Convenção Europeia dos Direitos do Homem têm tido incentivado o fim da pena capital no continente europeu. a Bielorrússia, que não integra o Conselho da Europa, é o único país europeu que, atualmente, aplica a pena de morte.