No Dia Mundial da Visão a Organização Mundial de Saúde alerta para os problemas visuais entre as crianças. Segundo a agência das Nações Unidas, «cada catástrofe alimentar em África acarreta uma onda de cegueira»
No Dia Mundial da Visão a Organização Mundial de Saúde alerta para os problemas visuais entre as crianças. Segundo a agência das Nações Unidas, «cada catástrofe alimentar em África acarreta uma onda de cegueira»O Dia Mundial da Visão é assinalado esta quinta-feira, 10 de outubro. a Organização Mundial de Saúde (OMS) calcula que 19 milhões de crianças com menos de 15 anos tenham problemas visuais. Desse total, 12 milhões sofrem de condições que poderiam ser facilmente diagnosticadas e corrigidas.
Segundo a OMS, o diagnóstico precoce de problemas visuais é particularmente importante para crianças dos países em desenvolvimento porque a desnutrição combinada com doenças infeciosas, impede que milhares de bebés recebam vitamina a. Por sua vez, a falta do nutriente representa a maior causa de perda irreversível da visão, alerta a agência das Nações Unidas.
a Light of the World, uma organização não governamental parceira da OMS na luta contra à cegueira, envia suplementos de vitamina a para África na tentativa de salvar as crianças do problema. De acordo com a organização, cada catástrofe alimentar em África acarreta uma onda de cegueira. a falta de água e a fome também são causas da perda da visão, especialmente entre mulheres e crianças.
a OMS afirma que os problemas de visão diminuíram desde 1990 e avisa que 80 por cento dos problemas podem ser evitados e tratados. Este ano, a assembleia Mundial da Saúde aprovou um plano de ação para o acesso universal à saúde visual, que deve ser implementado pelos países membros. O objetivo é reduzir em 25 por cento os problemas visuais até 2019.