No angelus deste Domingo, dia 6 de outubro, o Papa recordou as muitas vítimas do trágico naufrágio de Lampedusa, convidando a um momento de recolhimento, para «deixar chorar o coração».

No angelus deste Domingo, dia 6 de outubro, o Papa recordou as muitas vítimas do trágico naufrágio de Lampedusa, convidando a um momento de recolhimento, para «deixar chorar o coração».
O Papa começou a sua intervenção na Praça de São Pedro, perante milhares de fiéis e turistas, dando graças a Deus pelo dia que passou em assis, anteontem, no dia de São Francisco e, confessando que era a primeira vez que visitava essa cidade, agradeceu também o acolhimento que aí teve por todos os que lá acorreram.
Comentando, como sempre, o Evangelho do dia, o Papa Francisco convidou os presentes a pedirem, como os apóstolos, a Jesus: Senhor aumenta a minha fé!Recordando que este mês de outubro é particularmente dedicado às missões, o Santo Padre convidou a pensar em tantos missionários, homens e mulheres que, para levar o Evangelho, superaram obstáculos de todo o tipo, deram verdadeiramente a vida, como diz são Paulo a Timóteo , na segunda Leitura da liturgia deste domingo. E insistiu que esta missão, como testemunho, diz respeito a todos: cada um de nós, na própria vida de cada dia, pode dar testemunho de Cristo, com a força de Deus, a força da fé. a nossa fé é pequena, a nossa fé é fraca, é frágil, sublinhou, mas, para isso é indispensável a oração, que é o respiro da fé. E assim rezou o Papa: Oferecemos-Te, Senhor, a nossa fé, para que Tu a faças crescer. Lembrou também a todos os presentes que outubro é o mês do rosário e da súplica à Virgem de Pompeia, afirmando que o rosário é uma escola de oração, uma escola de fé. Referiu-se seguidamente à beatificação do jovem mártir italiano Rolando Rivi, ontem realizada em Modena, recordando que a fé em Jesus Cristo vence o espírito do mundo, e convidou a dar graças a Deus pelo seu testemunho.