O número de casamentos infantis e a morte das mães durante ou após o parto poderiam diminuir se as crianças tivessem igualdade de acesso à educação, indicam novos dados da UNESCO
O número de casamentos infantis e a morte das mães durante ou após o parto poderiam diminuir se as crianças tivessem igualdade de acesso à educação, indicam novos dados da UNESCOO rendimento per capita aumentaria em 23 por cento, até aos 40 anos, se as crianças tivessem igualdade de acesso à educação. No caso das raparigas, a frequência da escola levaria à redução do número de casamentos infantis e à diminuição da morte das mães durante ou após o parto.
Estes são os dados prévios do relatório de Monitorização sobre a educação para todos, da Organização das Nações Unidas para Educação, Ciência e Cultura (UNESCO), que deverá ser lançado em janeiro de 2014.
Tendo em conta as estimativas, que indicam que três milhões de raparigas se casam aos 15 anos na África Subsaariana e no sul e oeste da Ásia, e que outras 3,4 milhões dão à luz aos 17 anos, a importância da educação assume especial destaque no relatório, uma vez que esta tem a capacidade para formar as mulheres.
além disso, em 18 países da África Subsaariana, cidadãos com ensino primário com idade eleitoral revelaram ser 1,5 vezes mais propensos a apoiar a democracia do que os menos instruídos. O estudo refere que o nível duplica entre os que tenham concluído a instrução secundária, informa a Rádio das Nações Unidas.