«Mais de 300 investigadores» de diferentes países vão estar reunidos em Roma para participar no congresso de arqueologia sacra. O evento vai oferecer uma formação «no campo de arqueologia cristã a estudantes provenientes de universidades de todo o mundo»
«Mais de 300 investigadores» de diferentes países vão estar reunidos em Roma para participar no congresso de arqueologia sacra. O evento vai oferecer uma formação «no campo de arqueologia cristã a estudantes provenientes de universidades de todo o mundo» O 16. º Congresso Internacional de arqueologia Sacra vai iniciar no próximo domingo, 22 de setembro, e irá desenrolar-se até ao sábado seguinte. Zenon Grocholewski, prefeito da Congregação para a Educação Católica, e Gianfranco Ravasi, presidente do Pontifício Conselho da Cultura e da Pontifícia Comissão de arqueologia Sacra, vão fazer a abertura do encontro que vai decorrer em Roma.

a iniciativa vai oferecer uma formação de alta especialização no campo de arqueologia cristã a estudantes provenientes de universidades de todo o mundo, sendo que mais de 300 investigadores de mais de 30 países já se inscreveram no encontro, patrocinado por várias entidades.

Segundo a Rádio Vaticano, os participantes do congresso terão a oportunidade de visitar as últimas pesquisas e restaurações nos monumentos constantinos em Roma. além disso, os debates sobre os materiais arqueológicos e artísticos da época deverão esclarecer muitos aspetos ainda desconhecidos das transformações religiosas ocorridas no século IV.
O evento insere-se nas celebrações do 17. º centenário do Edito de Milão, que garantiu a liberdade religiosa para os cristãos, assim como para os seguidores de outras crenças. Os Congressos Internacionais de arqueologia Cristã decorrem, geralmente, a cada cinco anos, sempre em locais diferentes.