a religiosa angélique Namaikam recebeu o Prémio Nansen de Refugiados, uma distinção atribuí­da pelo seu trabalho na República Democrática do Congo com mulheres vítimas do conflito no país
a religiosa angélique Namaikam recebeu o Prémio Nansen de Refugiados, uma distinção atribuí­da pelo seu trabalho na República Democrática do Congo com mulheres vítimas do conflito no paísangélique Namaikam, religiosa da Congregação das Irmãs agostinianas, foi galardoada com o Prémio Nansen de Refugiados, uma espécie de prémio Nobel do mundo humanitário. O anúncio foi feito na última terça-feira, 17 de setembro, em Genebra, pelo alto Comissariado das Nações Unidas para os Refugiados.

No próximo dia 2 de outubro, a religiosa será recebida em audiência, no Vaticano, pelo Papa Francisco. angélique Namaikam trabalha na cidade de Dungu, no nordeste da República Democrática do Congo, com mulheres vítimas do conflito no país. a religiosa ajuda mulheres e meninas deslocadas internas que foram forçadas a deixar as suas casas por grupos armados.

a abordagem individual adotada pela Irmã angélique no seu trabalho, ajuda as vítimas a recuperarem dos seus traumas. além do abuso que sofreram, essas mulheres e crianças vulneráveis “‹”‹são frequentemente condenadas ao ostracismo pelas suas próprias famílias e comunidades. É necessário um tipo especial de cuidado e carinho para ajudá-las a curar as suas feridas e reconstruir as suas vidas, destaca a Rádio Vaticano.