a alemanha já acolheu o primeiro grupo de refugiados sírios, no âmbito do seu programa de assistência humanitária. O protocolo prevê até cinco mil vagas para os deslocados da Síria
a alemanha já acolheu o primeiro grupo de refugiados sírios, no âmbito do seu programa de assistência humanitária. O protocolo prevê até cinco mil vagas para os deslocados da SíriaUm primeiro grupo de 107 refugiados sírios chegou na última semana à cidade alemã de Hanôver, no âmbito de um programa humanitário anunciado pelo governo alemão no início deste ano. Os deslocados foram levados do aeroporto de Hanôver para um centro de alojamento em Friedland, na Baixa Saxónia, espaço onde vão permanecer durante 14 dias.
Durante esse período, os refugiados vão participar em cursos de orientação cultural, e terão acesso a informações sobre a alemanha, incluindo os sistemas de saúde e ensino, assim como ajuda na interação com as autoridades locais. após esta fase, os deslocados vão partir para diversos lugares de toda a alemanha, onde irão morar em pequenos centros ou apartamentos com acesso a serviços sociais como a saúde e a educação. Durante todo o período no país, os refugiados terão direito a trabalhar.
No âmbito do Programa de assistência Humanitária da alemanha, os refugiados vão receber uma autorização de permanência por dois anos, com possibilidade de prorrogação, caso a situação na Síria continue inalterada. Michael Lindenbauer, representante do alto Comissariado das Nações Unidas para os Refugiados (aCNUR) na alemanha, elogiou o governo alemão pela iniciativa humanitária.
a alemanha é o primeiro país da Europa a implementar um programa de admissão humanitária de refugiados sírios com necessidades especiais, disse. O amplo consenso alcançado na política e na sociedade para apoiar esta iniciativa é exemplar, acrescentou, em declarações aos serviços de comunicação do aCNUR. O programa prevê até cinco mil vagas para os refugiados sírios.