De norte a sul, crianças moçambicanas até aos 14 anos vão ser vacinadas contra o sarampo e poliomielite.
De norte a sul, crianças moçambicanas até aos 14 anos vão ser vacinadas contra o sarampo e poliomielite. O ministério de Saúde de Moçambique (MSM) está a promover e a realizar uma campanha nacional de vacinação das crianças. O ministério está interessado em atingir toda a população infantil do país, especialmente a faixa etária que vai de zero aos 14 anos de idade.
a campanha começou em finais de Julho e, percorrendo o país de norte a sul, pretende lutar contra o sarampo e a poliomielite, e está a oferecer um suplemento nutricional em vitamina a.
Para dar andamento à campanha nacional de vacinação e para verificar pessoalmente o nível de adesão da população, o MSM deslocou parte dos seus efectivos para as províncias do norte, nomeadamente para Nampula, Cabo Delgado e Niassa, onde deu início ao processo de promoção da saúde das crianças moçambicanas.
a campanha nacional de vacinação ganhou não só o interesse e a adesão da população, mas até dos diversos sectores da oposição política (o assim chamado bloco dos partidos políticos promotores do governo e parlamento-sombra), que decidiram oferecer unidades móveis, material sonoro e pessoal preparado para transportar os pais das crianças aos centros de vacinação. Gesto, que demonstra o interesse da campanha nacional de vacinação e que ensina a importância da unidade à volta de programas de interesse nacional, como a saúde do povo, um bem comum e nacional.