Sofia Castelo, paisagista, fez uma proposta para a construção de um monumento em memória das vítimas de escravidão, no âmbito de um concurso promovido pelas Nações Unidas. O projeto vencedor será anunciado em breve
Sofia Castelo, paisagista, fez uma proposta para a construção de um monumento em memória das vítimas de escravidão, no âmbito de um concurso promovido pelas Nações Unidas. O projeto vencedor será anunciado em breve a Organização das Nações Unidas (ONU) deverá anunciar, ao longo do mês de setembro, o vencedor do concurso da proposta para a construção de um monumento permanente em memória das vítimas da escravidão e do tráfico transatlântico de escravos. Sofia Castelo, paisagista, é a única participante lusófona.

a iniciativa tem por objetivo criar um monumento do século XXI que promova uma relação direta [e] individual com as pessoas, porque os monumentos do passado são estátuas e a nossa relação com elas é distante, explicou Sofia Castelo. O grande desafio é pensar como é que podemos fazer isso hoje em dia, acrescentou, em declarações à Rádio ONU.

O monumento será exposto na sede da ONU, em Nova Iorque, a partir de 2014. além de Portugal, concorrem 11 candidatos de oito países: Colômbia, China, Estados Unidos da américa, Finlândia, França, Grã-Bretanha, Itália e Roménia.