Milhares de sírios que fogem do conflito no seu país passaram a fronteira para o norte do Iraque, num movimento repentino através de uma ponte construí­da recentemente, informou agência da ONU. Muitos esperavam há dias junto ao rio Tigre
Milhares de sírios que fogem do conflito no seu país passaram a fronteira para o norte do Iraque, num movimento repentino através de uma ponte construí­da recentemente, informou agência da ONU. Muitos esperavam há dias junto ao rio TigreOs agentes de campo do alto Comissariado das Nações Unidas para os Refugiados (aCNUR) informaram que um primeiro grupo de cerca de 750 sírios cruzou a ponte de barcas em Peshkhabour, no rio Tigre, antes do meio-dia de quinta-feira, mas durante a tarde desse dia a estrutura foi atravessada por um grupo muito maior de cinco mil a sete mil pessoas.
Os factores que levaram a este movimento repentino não são totalmente claros para nós, neste momento, e desde a manhã [desta sexta-feira] que não se verificaram travessias em tão larga escala, notou o porta-voz do aCNUR, adrian Edwards.
Muitos destes sírios estariam à espera nas margens e na proximidade do rio Tigre há dois ou três dias, acampados em locais improvisados. agentes do aCNUR que monitorizam a fronteira registaram a chegada de dezenas de autocarros do lado sírio para largarem mais pessoas que procuravam atravessar.