Os cursos profissionais oferecidos aos jovens somalis estão a contribuir para que estes consigam arranjar um emprego, levando assim à «redução da pobreza e dos conflitos»
Os cursos profissionais oferecidos aos jovens somalis estão a contribuir para que estes consigam arranjar um emprego, levando assim à «redução da pobreza e dos conflitos»Cerca de 1. 350 jovens somalis aprenderam, no último ano, a criar meios de vida sustentáveis, através da frequência de cursos profissionais, oferecidos pelo Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD). Dos participantes, 40 por cento encontraram emprego e outros 30 por cento abriram microempresas.
ainserção, cada vez maior, da juventude no mercado de trabalho tem contribuído para um significativo aumento dos rendimentos dos mais jovens, o que tem levado à redução da pobreza e dos conflitos, revela o portal Por dentro de África.
Segundo oRelatório de Desenvolvimento Humano da Somália 2012, a taxa de desemprego em pessoas com idades compreendidas entre os 14 e os 29 anos corresponde a 67 por cento, uma das maiores do mundo.
O estudo, baseado em pesquisa produzida pelo PNUD sobre a situação dos jovens, indica que a maioria quer ter acesso a uma educação melhor e ser incluída nas esferas económicas e políticas. além disso, revela que mais de 60 por cento dos jovens ambiciona deixar o país em busca de melhores oportunidades.