acreditando que as doenças mentais são comuns, mas não tratadas, a Organização Mundial de Saúde desenvolveu um manual para orientar o pessoal que trabalha na área da saúde a lidar com doentes que sofrem traumas
acreditando que as doenças mentais são comuns, mas não tratadas, a Organização Mundial de Saúde desenvolveu um manual para orientar o pessoal que trabalha na área da saúde a lidar com doentes que sofrem traumas a Organização Mundial de Saúde (OMS) lançou um novo guia com protocolos clínicos para o tratamento de doenças mentais causadas por traumas ou perdas. Segundo a agência da Organização das Nações Unidas (ONU), as doenças mentais são comuns, incapacitantes mas, geralmente, não são tratadas.
O novo guia vai orientar os funcionários de saúde no mundo inteiro no tratamento de adultos e crianças que sofrem de condições especificamente relacionadas ao stress, explicou Mark Van Ommeren, médico do Departamento de Saúde Mental da OMS, segundo a Rádio ONU.
Para tratar as pessoas que vivem acontecimentos traumáticos ou que lidam com perdas, o novo protocolo, produzido pela OMS e pelo alto Comissariado da ONU para Refugiados, refere que o atendimento inicial pode ser feito nos hospitais, uma vez que os trabalhadores de saúde podem oferecer apoio psicossocial básico ao doente. O Programa de ação Global de Saúde Mental da OMS foi criado em 2008, mas agora a organização decidiu incluir os cuidados relacionados com o transtorno de stress pós-traumático.