Uma contribuição de emergência do Japão permitirá à UNICEF e aos seus parceiros enfrentarem um surto de poliomielite na Somália, que já paralisou cerca de 100 crianças e ameaça centenas de milhares de pessoas que não estão vacinadas
Uma contribuição de emergência do Japão permitirá à UNICEF e aos seus parceiros enfrentarem um surto de poliomielite na Somália, que já paralisou cerca de 100 crianças e ameaça centenas de milhares de pessoas que não estão vacinadas a UNICEF disse que vai poder adquirir e distribuir vacinas contra a poliomielite, que são urgentemente necessárias, para impedir a propagação do vírus neste país da região do Corno de África e nos pelos seus vizinhos. Tudo graças aos 1,3 milhões de dólares (980 milhões de euros) dados pelo Governo japonês.
a falta de acesso a uma vacinação de rotina na Somália criou a maior reserva conhecida de crianças não vacinadas numa única área geográfica no mundo. O número total de crianças somalianas que nunca tinham sido vacinadas entre 2008 e 2012 era estimado num milhão, afirmou Sikander Khan, representante da UNICEF na Somália.
O poliovírus num reservatório’ tão grande tem o potencial de resultar num surto catastrófico, do tipo do que se está a começar a ver e, como tal, constitui uma emergência internacional, sublinhou a UNICEF.