O Papa Francisco vai entregar a Manuel Clemente, novo patriarca de Lisboa, o pálio, uma insí­gnia litúrgica de honra e jurisdição da Igreja Católica, durante uma cerimónia que irá decorrer no Vaticano
O Papa Francisco vai entregar a Manuel Clemente, novo patriarca de Lisboa, o pálio, uma insí­gnia litúrgica de honra e jurisdição da Igreja Católica, durante uma cerimónia que irá decorrer no VaticanoManuel Clemente, novo patriarca de Lisboa, vai receber este sábado, 29 de junho, o pálio, uma insígnia litúrgica de honra e jurisdição da Igreja Católica, numa cerimónia presidida pelo Papa, no Vaticano. a celebração, que se realiza todos os anos na solenidade litúrgica de São Pedro e São Paulo, terá início às 09h30 (08h30 em Lisboa), na Basílica de São Pedro. Segundo, o Serviço de Informação do Vaticano, o patriarca português será o primeiro de 34 arcebispos a receber a insígnia.
O pálio, faixa de lã branca com seis cruzes pretas de seda, é abençoado pelo Papa nesta solenidade, e, posteriormente, poderá ser envergado pelos arcebispos metropolitas nas suas dioceses e nas da sua província eclesiástica. a insígnia é feita com a lã de dois cordeiros brancos benzidos pelo Santo Padre, e simboliza o Bom Pastor que leva nos ombros o cordeiro até dar a sua própria vida, como recordam as cruzes negras bordadas.