ao longo de quatro dias, jovens de todo o mundo que integram a Cáritas vão participar num encontro internacional que irá contemplar momentos de formação, intercâmbio de experiências e vivências culturais
ao longo de quatro dias, jovens de todo o mundo que integram a Cáritas vão participar num encontro internacional que irá contemplar momentos de formação, intercâmbio de experiências e vivências culturais a organização humanitária da Igreja Católica está a preparar o Encontro internacional de jovens da Cáritas, que irá decorrer em Belo Horizonte, no Brasil, entre os dias 13 e 16 de julho. a iniciativa, que se vai realizar pela primeira vez, será uma preparação para a Jornada Mundial da Juventude, e terá participantes de todo o mundo. Segundo Leon Patrick, do Grupo de Trabalho da Juventude da Cáritas Brasileira, o encontro será um espaço de reflexão sobre a realidade das juventudes e irá incidir sobre a atual conjuntura social e pastoral em que os jovens estão inseridos.
O encontro internacional vai desenrolar-se a partir do tema Partilhar o pão para que as juventudes tenham vida. Diante de um contexto mundial assolado por tantas crises, é bom lembrar que em todo o mundo muitos jovens vivem em situação de pobreza, fome e violência. Partilhar o pão com esses jovens é partilhar os frutos e alimentos, mas também comungar com suas esperanças por um novo mundo, explicou Monyse Ravenna, também do Grupo de Trabalho da Juventude da Cáritas Brasileira.
Durante o encontro, os mais novos vão poder participar em ações de formação, oficinas lúdicas e partilhar experiências e vivências culturais. a intenção é trabalhar a cultura como conhecimento dos povos presentes e construir a identidade da juventude da Cáritas, afirmou Monyse Ravenna. através do intercâmbio cultural e político, o encontro poderá estimular o reconhecimento sobre o que é, e faz, a juventude da Cáritas, acrescentou o jovem, em declarações aos serviços de comunicação da Cáritas Brasileira.