Pacto entre a Unesco e o centro de documentação sobre as tradições e línguas de África irá contribuir para a preservação e promoção das tradições orais do continente africano
Pacto entre a Unesco e o centro de documentação sobre as tradições e línguas de África irá contribuir para a preservação e promoção das tradições orais do continente africano a Organização das Nações Unidas para Educação, Ciência e Cultura (Unesco) assinou um acordo de cooperação com o Centro Regional de Documentação sobre as Tradições Orais e as Línguas africanas (Cerdotola). O pacto reforça a cooperação entre as duas partes baseada na sua experiência cultural, na salvaguarda das línguas e na promoção do património africano.
a cultura continua a ser o parente pobre das políticas de desenvolvimento, lamentou o secretário executivo do Cerdotola, Charles Binam Bikoim, citado pela Rádio das Nações Unidas. angola e São Tomé e Príncipe integram um grupo de nações abrangidas pelo acordo, que tem como prioridade a preservação e a promoção das tradições orais do continente.
O acordo prevê apoio à realização dos objetivos da entidade africana em políticas culturais para o desenvolvimento sustentável e para uma cultura de paz. as iniciativas e programas conjuntos a levar a cabo devem ter como base a herança africana, valorizando áreas como a tradição, história, línguas e património cultural.