O Santo Padre vai tomar posse da Catedral de Roma, a basílica de São João de Latrão. a cerimónia sublinha a ligação do Papa à diocese de Roma, da qual é bispo
O Santo Padre vai tomar posse da Catedral de Roma, a basílica de São João de Latrão. a cerimónia sublinha a ligação do Papa à diocese de Roma, da qual é bispoO Papa Francisco toma posse da Catedral de Roma, a Basílica de São João de Latrão, este domingo, 7 de abril, pelas 17h30 (menos uma hora em Lisboa), anunciou o Vaticano. a denominada cerimónia de incatedratio’ de Francisco na cátedra romana evidencia a ligação do Papa à diocese de Roma, da qual é bispo, e é dedicada ao Espírito Santo para implorar sabedoria.
a cátedra, apesar de significar trono ou cadeira episcopal, é uma palavra utilizada em teologia como símbolo da autoridade do ensinamento cristão, atribuído à sede de Roma, que preside sobre todas as outras igrejas locais na comunidade católica. a Basílica de São João de Latrão é a mais antiga das quatro basílicas papais de Roma. a sua consagração, em 320, é celebrada todos os anos no calendário litúrgico da Igreja Católica a 9 de novembro.