a biblioteca do Vaticano vai disponibilizar através de uma plataforma online 80 mil documentos. Neste momento, os internautas já podem consultar gratuitamente mais de duas centenas de manuscritos
a biblioteca do Vaticano vai disponibilizar através de uma plataforma online 80 mil documentos. Neste momento, os internautas já podem consultar gratuitamente mais de duas centenas de manuscritos a Biblioteca apostólica Vaticana disponibilizou na última semana um grupo de 256 manuscritos digitalizados no site da biblioteca papal www.vaticanlibrary. va, mas está prevista a publicação online de 80 mil documentos. Esta iniciativa surge depois de dois anos de trabalho realizado por uma equipa da biblioteca, com a ajuda de patrocinadores.

a plataforma está disponível em inglês e italiano, e qualquer pessoa poderá aceder aos conteúdos sem qualquer custo. Segundo Cesare Pasini, prefeito da Biblioteca apostólica Vaticana, entre as mais de duas centenas de documentos já disponibilizados, estão manuscritos palatinos e medievais.

através deste projeto, os manuscritos da biblioteca do Vaticano podem ser estudados em qualquer parte do mundo, sublinhou Cesare Pasini, em declarações à Rádio Vaticana. Colocar à disposição de todos estes e outros manuscritos é a filosofia de sempre da biblioteca, segundo a qual estes bens da humanidade são tornados acessíveis àqueles que os queiram utilizar, conhecer e estudar, explicou.