Movimento internacional humanitário fez um apelo de emergência, com vista a angariar fundos que permitam ajudar as milhares de pessoas atingidas pelo tufão Bopha, nas Filipinas
Movimento internacional humanitário fez um apelo de emergência, com vista a angariar fundos que permitam ajudar as milhares de pessoas atingidas pelo tufão Bopha, nas FilipinasaFederação Internacional das Sociedades da Cruz Vermelha e do Crescente Vermelho (FICV) lançou um apelo de emergência preliminar, de 3,7 milhões euros, para assistir 50 mil pessoas afetadas pelo tufão Bopha, nas Filipinas. De acordo com os responsáveis pelo movimento humanitário, os detalhes da extensão dos estragos estão apenas a começar a emergir e o número de mortes, pessoas afetadas e famílias deslocadas deve aumentar nos próximos dias, nomeadamente em aldeias remotas onde ainda não chegaram as equipas de resgate.
Segundo dados do Conselho Nacional para Redução do Risco e Gestão de Catástrofes (NDRRMC), cerca de 82 mil pessoas estão atualmente abrigadas em centros temporários de evacuação. Nestas instalações, a Cruz Vermelha já serviu refeições quentes prontas-a-comer a cerca de mil pessoas. Entretanto, foram também mobilizadas equipas de avaliação para diferentes partes de Davao, onde há registo das maiores fatalidades. a FICV está a realizar inquéritos em Iligan, Cagayan de Oro e Bukidnon juntamente com as delegações locais da Cruz Vermelha Filipina para determinar a extensão dos estragos feitos pelo tufão Bopha.