Como viver o tempo do advento neste ano da Fé: foi este o tema da catequese que Bento XVI propôs na audiência Geral desta quarta-feira, 5 de dezembro, na Sala Paulo VI
Como viver o tempo do advento neste ano da Fé: foi este o tema da catequese que Bento XVI propôs na audiência Geral desta quarta-feira, 5 de dezembro, na Sala Paulo VIO Papa comentou o início da Carta de São Paulo aos cristãos de Éfeso. O tema deste hino de louvor é o desígnio de Deus para o homem, definido com termos repletos de alegria e de agradecimento. O apóstolo – comenta Bento XVI – agradece a Deus porque vê a Sua obra na história da salvação, cujo ápice foi a encarnação, a morte e a ressurreição de Jesus, e compreende como o Pai nos escolheu antes da criação do mundo para sermos seus filhos adotivos, no seu Filho Unigénito, Jesus Cristo. Nós existimos – diz o Santo Padre – desde toda a eternidade na mente de Deus, num grande projeto que o Pai guardou em si mesmo e que decidiu atuar e revelar na plenitude dos tempos’. São Paulo faz-nos compreender como toda a criação e, em particular, o homem e a mulher não são frutos do acaso, mas respondem a um desígnio de benevolência da razão eterna de Deus que com poder criador e redentor da sua Palavra dá origem ao mundo.

Ligando esta mensagem ao período litúrgico que a Igreja iniciou no domingo passado, Bento XVI explicou que o advento é meditar na certeza de que Deus está presente: Ele entrou no mundo, fazendo-se homem como nós, para realizar o seu plano de amor. E Deus pede que também nós nos tornemos sinal de sua ação no mundo.
após a sua catequese semanal, o Santo Padre fez um apelo em favor da população da República Democrática do Congo, que enfrenta uma situação dramática de conflitos internos gerados por milícias e confrontos com o exército nacional, muitas vezes com apoios externos. Os rebeldes do grupo M23 tomaram a cidade de Goma. a a situação permanece gravíssima, apesar dos rebeldes já se terem retirado.