Em Roma são esperados milhares de profissionais circenses para um encontro promovido por um organismo da Santa Sé. No próximo sábado, 1 de dezembro, Bento XVI receberá «a grande família dos artistas itinerantes»
Em Roma são esperados milhares de profissionais circenses para um encontro promovido por um organismo da Santa Sé. No próximo sábado, 1 de dezembro, Bento XVI receberá «a grande família dos artistas itinerantes»Já começaram a chegar a Roma alguns dos sete mil artistas de circo que vão participar num encontro de dois dias, promovido pelo Pontifício Conselho para a Pastoral dos Migrantes e Itinerantes (PCPMI). O evento, que junta protagonistas do espetáculo itinerante como artistas de circo, de rua, feirantes, bandas musicais, imitadores e malabaristas, inicia na tarde da próxima sexta-feira, 30 novembro, na Basílica Vaticana. No dia seguinte os artistas serão recebidos pelo Papa às 11h00.

O encontro com Bento XVI será uma ocasião para estimular a pastoral em favor desta grande família’. É uma prova de que a missão da Igreja realmente é para todos, sem distinções, disse o cardeal antonio Maria Vegliò, presidente do PCPMI, em entrevista ao L’Osservatore Romano. O prelado acredita que a audiência com o Papa será um um facto excecional, histórico, que confirma a atenção da Igreja, e que é um sinal de respeito e apreço pelo valor social, cultural e artístico.

O cardeal antonio Maria Vegliò, explica que esta iniciativa nasceu do desejo destes artistas renovarem o seu entusiasmo, junto ao túmulo de São Pedro, e expressar sua fidelidade ao Papa. Eles querem participar com mais vigor na missão da Igreja, e Bento XVI está feliz em recebê-los, referiu. O prelado considera que por esta arte ter um género popular, ela constitui-se como parte integrante das sociedades e é, por isso, um património cultural.