Um violento vídeo mostrando a morte de muçulmanos às mãos do exército sérvio foi feito público. Numa manobra politicamente arriscada o governo tenta efectuar a captura do antigo comandante do exército.
Um violento vídeo mostrando a morte de muçulmanos às mãos do exército sérvio foi feito público. Numa manobra politicamente arriscada o governo tenta efectuar a captura do antigo comandante do exército. Um grupo de nacionalistas sérvios tem estado a esconder Ratko Mladic, um criminoso de guerra em fuga. Reina a opinião de que Mladic e outros como ele foram heróis na guerra dos Balcãs. Mas presentemente a nação enfrenta um momento de verdade. Foi recentemente passado na televisão um vídeo mostrando sérvios assassinando prisioneiros muçulmanos em 1995. Pode assim dar-se uma mudança na opinião pública.
a captura nas próximas cinco semanas de Mladic pode mostrar que a Sérvia tem um governo democrático que não se vai deixar manipular por bandos da linha dura. O tempo é importante pois a 11 de Julho comemora-se o aniversário do massacre de muçulmanos em Srebrenica.
Os sérvios podem não ter despertado para o papel do seu país nos crimes de guerra, mas a captura de Mladic, antigo comandante do exército sérvio, justifica o risco de divulgar um vídeo tão violento e politicamente perigoso.
“Se analisamos os comentários de instituições relevantes podemos concluir que a Sérvia vai em breve completar a sua colaboração com o tribunal de Hague. Isso significa Ratko Mladic”, disse o conselheiro presidencial Branko Radujko.
O governo sérvio insiste não saber o paradeiro de Mladic, acrescentando que não há provas de que este se encontre no país. O advogado de acusação do tribunal de Hague, Carla del Ponte, diz que o antigo comandante do exército continua na Sérvia, ao abrigo de antigos homens fortes de Milosevic.
Belgrado tem que satisfazer o tribunal da Nações Unidas se quer avançar na possibilidade de fazer parte da União Europeia e da Nato.