Bento XVI segue «com grave preocupação o agravar da violência entre Israelitas e Palestinianos da Faixa de Gaza». Na audiência geral, desta quarta-feira, 21 de novembro, fez apelo ao cessar-fogo entre os dois beligerantes

Bento XVI segue «com grave preocupação o agravar da violência entre Israelitas e Palestinianos da Faixa de Gaza». Na audiência geral, desta quarta-feira, 21 de novembro, fez apelo ao cessar-fogo entre os dois beligerantes

Foi já na conclusão da audiência geral que o Santo Padre recordou uma vez mais que o ódio e a violência não resolvem os problemas e encorajou todas as iniciativas que possam conduzir à paz em toda a região do Médio Oriente.
Juntamente com a recordação orante pelas vítimas e pelos que sofrem, sinto o dever de reafirmar uma vez mais que o ódio e a violência não são a solução dos problemas. além disso, encorajo as iniciativas e os esforços de todos os que estão a tentar obter uma trégua e promover negociações. Exorto também as partes – prosseguiu Bento XVI – a adotar decisões corajosas a favor da paz e a pôr termo a um conflito com repercussões negativas em toda a região do Médio Oriente, atribulada por demasiados confrontos e carecida de paz e de reconciliação. Na catequese hoje desenvolvida, sempre no âmbito do ano da Fé, Bento XVI falou uma vez mais da relação entre razão e fé, entre compreender e crer, e entre ciência e fé: Não é verdade – disse o Papa – que os dogmas da fé bloqueiem a razão. Pelo contrário, a fé constitui um estímulo a ir cada vez mais longe na busca, na pesquisa, na compreensão aprofundada da realidade. O seu pensamento foi assim sintetizado em português:No irresistível desejo de verdade que tem o ser humano, a estrada justa a seguir, para a sua plena satisfação no encontro com Deus, passa por uma relação harmoniosa entre fé e razão. Esta é capaz de conhecer com certeza a existência de Deus pela via da criação, mas só a fé pode conhecer com certeza absoluta e sem erro’ as verdades que dizem respeito a Deus.
O conhecimento de Deus é, antes de tudo, experiência de fé; mas não sem a razão. Deus não é absurdo; embora seja sempre um mistério, afirmou Bento XVI. a fé católica é sensata e razoável e tem confiança na razão. Nesta linha de ideias, ela não está contra a ciência; antes, coopera com ela, oferecendo critérios basilares para se promover o bem comum.