O tenente-coronel Olivier Hamuli, do exército da Republica Democrática do Congo, pediu à população da aldeia de Kibumba, no Leste, para se refugiar em Goma, a maior cidade da província do Kivu Norte
O tenente-coronel Olivier Hamuli, do exército da Republica Democrática do Congo, pediu à população da aldeia de Kibumba, no Leste, para se refugiar em Goma, a maior cidade da província do Kivu Norte a cidade, que alberga a missão das Nações Unidas (MONUSCO), encontra-se em “alerta máximo”, desde sexta-feira. Equipas de resposta rápida estão colocadas em várias zonas da periferia da cidade, em particular nas proximidades do aeroporto.

Sábado, 17 de novembro, foi morto um comandante das Forças armadas da Republica Democrática do Congo (RDC). Mais de 7. 000 pessoas refugiaram-se no acampamento para deslocados, em Kanyarucinya, a cerca de 10 quilómetros de Goma, capital da província do Kivu Norte, informou o tenente-coronel Olivier Hamuli, porta-voz do exército regular congolês em Goma.

Na quinta-feira, 15 de novembro, tinham sido descobertos 133 corpos sem vida. as vítimas estavam no campo do lado dos rebeldes do Movimento 23 de Março (M23), após uma batalha contra soldados do exército regular da RDC, segundo informações dadas por Julien Paluku, governador da província do Kivu Norte. Desde 1997 esta região na fronteira com o Uganda e o Ruanda, está em guerra. Estes dois paises são acusados pelas Nações Unidas de apoiar os rebeldes do M23.