Ban Ki-moon congratulou-se com a determinação da liderança birmanesa para enfrentar a violência que rebentou no estado de Rakhine, no oeste deste país do sudeste asiático. São «passos na direção certa», notou o secretário-geral das Nações Unidas
Ban Ki-moon congratulou-se com a determinação da liderança birmanesa para enfrentar a violência que rebentou no estado de Rakhine, no oeste deste país do sudeste asiático. São «passos na direção certa», notou o secretário-geral das Nações UnidasO responsável da ONU recebeu esta sexta-feira uma carta de U Thein Sein, o Presidente de Mianmar (nome com que a junta militar, ainda no poder da Birmânia, batizou o país), na qual condena os atos criminosos de pessoas que, dentro do seu país, provocaram uma violência sem sentido, que resultou na perda de vidas, na destruição de propriedades e no deslocamento de famílias no estado de Rakhine, localizado no oeste de Mianmar.

Nesta carta dirigida a Ki-moon, o Presidente U Thein Sein prometeu tratar com os autores destes atos de acordo com o Estado de Direito.

O norte do estado de Rakhine tem sido o palco desta violência entre comunidades, nos últimos meses. a violência iniciou-se em junho, com confrontos étnicos entre budistas rakhine e muçulmanos rohingya, o que levou o governo a declarar estado de emergência no país.