Bispos Católicos do Iraque reunidos em assembleia neste fim de semana, na cidade de ankawa, pedem «que a religião se mantenha distante dos conflitos políticos»

Bispos Católicos do Iraque reunidos em assembleia neste fim de semana, na cidade de ankawa, pedem «que a religião se mantenha distante dos conflitos políticos»
Os prelados discutiram vários temas pastorais ligados às Igrejas particulares, a aplicação da Exortação apostólica Ecclesia in Medio Oriente e os temas do Sínodo para a Nova Evangelização e para o ano da Fé lançados por Bento XVI em 11 de outubro. Em comunicado, referido pela agência Fides, os bispos iraquianos exortam todos os partidos políticos a deixar de lado interesses particulares e confessionais e a dar início a um diálogo corajoso e sincero respeitando os direitos de todos os componentes da sociedade e o pluralismo. Desejam estes pastores que a religião se mantenha distante dos conflitos políticos, porque os bombardeamentos, as mortes e as destruições causadas em nome da fé, ofendem a Deus e deformam o credo religioso. a assembleia episcopal também alerta para a contínua emigração dos cristãos do Iraque, exortando-os a permanecerem ligados à própria terra de origem e a participarem na sua construção, a exemplo do que fizeram seus pais. Por outro lado, é esperada uma melhoria nas condições de justiça e respeito pela dignidade humana que encoraje os emigrantes a retornarem à sua pátria. Referindo-se à situação da vizinha Síria, os prelados manifestam a sua preocupação e pedem que as reformas pedidas pela população sejam realizadas de forma pacífica, através de um diálogo construtivo e não com violência e destruição. O comunicado termina convidando os fiéis do Iraque a revigorarem a própria fé e a rezarem para que a paz e a estabilidade retornem ao seu país.