as inundações no rio Níger aumentam o risco de surtos de doenças e escassez de alimentos entre os mais de 7,7 milhões de pessoas afetadas. as Nações Unidas lançaram um apelo urgente para a doação de 38 milhões de dólares
as inundações no rio Níger aumentam o risco de surtos de doenças e escassez de alimentos entre os mais de 7,7 milhões de pessoas afetadas. as Nações Unidas lançaram um apelo urgente para a doação de 38 milhões de dólaresO gabinete das Nações Unidas para a Coordenação de assuntos Humanitários (OCHa) alertou para o facto de mais de dois milhões de pessoas terem sido obrigadas a deixar as suas casas por causa da subida das águas do Níger, o principal rio deste país da África ocidental.

O plano de resposta tem como alvo 2,1 milhões de pessoas que necessitam de ser atendidas em vários aspetos humanitários, tais como água e saneamento, material de abrigo, bens alimentares e não-alimentares, como redes mosquiteiras e utensílios de cozinha, assinalou um porta-voz do OCHa, Jens Laerke, em entrevista à Rádio ONU. Para responder imediatamente ao apelo são necessários 29,8 milhões de euros (38 milhões de dólares).

Na segunda-feira, a agência Nacional de Gestão de Emergência da Nigéria revelou que 2,1 milhões de pessoas foram registadas oficialmente como estando deslocadas internamente. as inundações já mataram desde julho 363 pessoas no país.