associação que gere os contentores de recolha de roupa distribuídos por várias localidades de Portugal regista aumento de doações. as ofertas permitem apoiar projetos em países em vias de desenvolvimento
associação que gere os contentores de recolha de roupa distribuídos por várias localidades de Portugal regista aumento de doações. as ofertas permitem apoiar projetos em países em vias de desenvolvimentoOs portugueses doam, em média, 16 toneladas de roupa e calçado por dia à associação Humana, donativos esses que têm vindo a aumentar. a partir das ofertas, são apoiados vários projetos em Moçambique e Guiné-Bissau. a instituição tem 1. 070 contentores espalhados do Porto até ao algarve, onde as pessoas podem depositar roupa e calçado usados, que depois são reciclados e vendidos nas suas quatro lojas para financiar projetos em países em vias de desenvolvimento.
De acordo com os dados facultados pela associação à agência Lusa, até 18 de outubro, os 875 contentores colocados em Lisboa recolheram 3,1 milhões de quilos de roupa, os 109 depositados em Coimbra receberam 238 toneladas e os 86 espalhados pelo algarve, que foram colocados em agosto, arrecadaram 13 mil quilos, o que representa, em termos gerais, uma média de 16 a 17 toneladas por dia.
Mesmo em crise, as pessoas não pararam de doar, referiu Cristina Marques, uma das responsáveis da associação.com estes gestos de solidariedade, os donativos angariados permitiram que no ano passado a instituição doasse 158 mil euros, aplicados em quatro projetos na Guiné-Bissau e ainda dois projetos educativos em Maputo e Chimoio. a associação Humana Portugal, criada em 2000, está inserida na Federação Humana People to People, tal como 30 outras entidades existentes na Europa, África, américa e Ásia.