O atual arcebispo de Mariana, Geraldo Lyrio Rocha, pediu à Santa Sé a abertura do processo de beatificação do seu predecessor Luciano Mendes de almeida. O arcebispo pensa que a sua santidade será reconhecida muito brevemente
O atual arcebispo de Mariana, Geraldo Lyrio Rocha, pediu à Santa Sé a abertura do processo de beatificação do seu predecessor Luciano Mendes de almeida. O arcebispo pensa que a sua santidade será reconhecida muito brevementeLuciano Mendes de almeida, faleceu em 27 de agosto de 2006, após ter dirigido a arquidiocese de Mariana (MG), Brasil, durante 18 anos. a aprovação da Congregação das Causas dos Santos é o primeiro passo da causa, que continuará com a recolha de material pelo tribunal diocesano, a análise de presumíveis milagres e audição das várias testemunhas. O atual arcebispo declarou em apoio desta iniciativa que Dom Luciano é uma figura que marca muito a Igreja no Brasil. É uma figura admirável pelo brilho de sua inteligência, uma memória prodigiosa, um homem cheio de qualidades, de virtudes, mas sem dúvida alguma, o traço mais marcante é a caridade. Era um servidor dos humildes, dos pequenos, dos pobres, dos marginalizados. Dentro da sua intervenção pastoral, foi sobretudo em São Paulo que teve uma atuação muito importante, especialmente junto das crianças e menores. Ele é um dos iniciadores da Pastoral do Menor no Brasil e marcou muito a arquidiocese de Mariana. O clero e o povo de Mariana têm profunda veneração por Luciano de almeida. Um sinal disso é a visitação de seu túmulo, na cripta da catedral de Mariana, onde há sempre pessoas em oração, acrescentou Geraldo Rocha.
No encaminhamento deste pedido para a Santa Sé, diz o arcebispo que puderam contar com o apoio de mais de 300 bispos que subscreveram este pedido enviado à Congregação para as Causas dos Santos. E continua: Estamos aguardando a resposta: sabemos que estes processos caminham muito lentamente, porque graças a Deus o número de causas que chega à Congregação é muito grande. apesar dos obstáculos que poderão surgir, o arcebispo declara: Tenho certeza de que este processo vai caminhar muito rapidamente; a sua fama de santidade já hoje é reconhecida e será também reconhecida pela Igreja oficialmente e nós esperamos ter em breve Luciano de almeida proclamado beato, preparando-se assim para a sua canonização.
Cuidem dos pobres, não se esqueçam dos pobres foram as suas últimas palavras. De facto, declara Geraldo Rocha, o seu legado principal é o amor, o amor a todos, indistintamente, sobretudo o amor aos humildes e pequenos e a sua atitude de serviço. Em Mariana repete-se muito a frase de Luciano Mendes de almeida: em que é que o posso ajudar’?