Pela cooperação internacional prestada pelos membros da Cruz Vermelha e do Crescente Vermelho, as organizações humanitárias vão receber o Prémio Prí­ncipe das astúrias esta sexta-feira, em Espanha
Pela cooperação internacional prestada pelos membros da Cruz Vermelha e do Crescente Vermelho, as organizações humanitárias vão receber o Prémio Prí­ncipe das astúrias esta sexta-feira, em EspanhaO prémio Príncipe das astúrias 2012 na categoria de cooperação internacional será entregue a Tadateru Konoé, Presidente da Federação Internacional das Sociedades da Cruz Vermelha e do Crescente Vermelho, e a Peter Maurer, Presidente do Comité Internacional da Cruz Vermelha, esta sexta-feira, 26 de outubro, em Oviedo, Espanha. O galardão será atribuído como reconhecimentos do trabalho em contexto de conflito armado, como na Síria, Líbia e Somália, e em contexto de desastres naturais, como os que ocorreram no Haiti, Indonésia e no Japão, informa o movimento internacional humanitário. Sentimo-nos honrados em aceitar este prestigioso prémio em nome de todas as nossas sociedades nacionais, membros e dos 13 milhões de voluntários que servem as pessoas vulneráveis em todo o mundo como parte do trabalho do Movimento Internacional da Cruz Vermelha e do Crescente Vermelho, afirma Tadateru Konoé, citado pelo serviço de notícias da organização.
Gostaria de dedicar este prémio ao pessoal e voluntários do Movimento que perderam as suas vidas nos últimos meses ao tentar salvar as vidas de outros, disse Peter Maurer. No Paquistão, Iémen e na Síria, mencionando apenas alguns lugares, sofremos perdas que são trágicas por duas razões. Em primeiro lugar porque pessoas talentosas e altruístas foram-nos tiradas demasiado cedo. E em segundo lugar, porque centenas, talvez milhares de pessoas encontram-se agora sem ajuda como resultado dessas trágicas perdas, lamentou o responsável.com largos milhões de membros, voluntários e apoiantes, o Movimento Internacional da Cruz Vermelha e do Crescente Vermelho é a maior rede humanitária mundial.