Um projeto original nunca antes realizado na Europa começa hoje, em Braga. a iniciativa pretende sensibilizar os jovens para a importância de aceitar outros credos e vai decorrer durante quatro dias
Um projeto original nunca antes realizado na Europa começa hoje, em Braga. a iniciativa pretende sensibilizar os jovens para a importância de aceitar outros credos e vai decorrer durante quatro diasTrinta e duas confissões religiosas vão ocupar, a partir de hoje, 25 de outubro, a aldeia das Religiões, em Priscos, Braga, numa iniciativa inédita, ao abrigo da Capital Europeia da Juventude 2012, que pretende fomentar o diálogo inter-religioso. João Torres, padre e coordenador do projeto, em declarações à agência Ecclesia, desafiou os jovens a visitarem a aldeia, de coração aberto e explicou que o discernimento da fé também se faz através da troca de ideias e experiências com aqueles que acreditam de forma diferente.

Segundo o sacerdote, além das habitações totalmente construídas de raiz, com a ajuda de 60 voluntários, o projeto inclui uma tenda do encontro, onde serão promovidos eventos culturais e recreativos, e um refeitório comum, com ementas estudadas ao pormenor, uma vez que várias religiões têm restrições alimentares. Não haverá carne de porco, por exemplo. De acordo com o sacerdote, a aldeia das Religiões, pensada há cerca de um ano e meio, será habitada por representantes de dezenas de confissões religiosas, que durante quatro dias vão ter a oportunidade de mostrar aos visitantes os princípios fundamentais da sua fé e da sua história.

ao lançar este espaço de tolerância, de respeito e de justiça, a organização pretende contribuir para a reconciliação entre as diversas religiões. Em nome de Deus, ao longo da história e nos últimos tempos, tem-se feito muito sangue, há muitos radicalismos, muitos fundamentalismos, disse João Torres.com o objetivo de vincar essa mensagem, a organização da aldeia das Religiões vai inaugurar o projeto com um momento simbólico pela paz, com a presença dos vários líderes religiosos, a partir das 15h00. Será uma manifestação coletiva para que haja paz no mundo e para que a religião nunca possa ser motivo de divisão, complementa o sacerdote.