Figura emblemática portuguesa dá nome a uma rua da Califórnia, nos Estados Unidos da américa (EUa). Segundo o Consulado Geral de Portugal em São Francisco, Sousa Mendes é «motivo de orgulho para todos os portugueses»
Figura emblemática portuguesa dá nome a uma rua da Califórnia, nos Estados Unidos da américa (EUa). Segundo o Consulado Geral de Portugal em São Francisco, Sousa Mendes é «motivo de orgulho para todos os portugueses» Uma rua da cidade de Saratoga, no estado norte-americano da Califórnia, foi batizada com o nome de aristides de Sousa Mendes, no último domingo, 14 de outubro. a decisão surge como uma forma de homenagear o antigo cônsul português em Bordéus que, durante a Segunda Guerra Mundial, salvou a vida a mais de 30 mil refugiados da perseguição nazi.

Depois da cerimónia de inauguração da rua aristides de Sousa Mendes, foi exibido o filme Desobediência, que incide sobre a vida desta figura emblemática portuguesa. De acordo com o Consulado Geral de Portugal em São Francisco, em declarações ao portal Boas Notícias, a cerimónia permitiu dar a conhecer um pouco mais sobre Sousa Mendes, motivo de orgulho para todos os portugueses, em particular aqueles que residem na Califórnia. Sousa Mendes foi nomeado cônsul de Portugal em Bordéus por antónio de Oliveira Salazar, nas vésperas da Segunda Guerra Mundial. O portuguêsnotabilizou-se por ter desafiado ordens expressas do ministério dos Negócios Estrangeiros nacional, concedendo 30 mil vistos de entrada em Portugal aos refugiados que queriam fugirdo holocausto.