Uma associação de apoio à lusofonia entregou 50 mil livros a Timor-Leste. Os manuais foram recolhidos em Portugal e vão ser distribuídos por várias escolas do país
Uma associação de apoio à lusofonia entregou 50 mil livros a Timor-Leste. Os manuais foram recolhidos em Portugal e vão ser distribuídos por várias escolas do paísCinquenta mil livros recolhidos entre março e abril em Portugal foram entregues esta segunda-feira, 15 de outubro, em Díli, a Bendito Freitas, ministro da educação de Timor-Leste, pela associação de apoio à lusofonia Karingana Wa Karingana. Segundo o ministro timorense, em declarações à agência Lusa, os manuais vão ajudar as crianças de Timor-Leste a ter mais acesso a materiais pedagógicos, especialmente a livros que podem facilitar a leitura nas salas de aula.
É um símbolo muito importante no apoio da consolidação da língua portuguesa como também uma expressão solidária do povo português, especialmente, dos amigos que estão a valorizar a promoção da língua portuguesa, disse Bendito Freitas. Tiago Bastos, presidente da direção da Karingana Wa Karingana, referiu, por sua vez, que os livros vão ser distribuídos por várias escolas do país e vão satisfazer algumas das necessidades do ministério.
Segundo o responsável pela associação, a campanha de recolha foi um êxito e os livros vão ser distribuídos por várias escolas do país, nomeadamente em Baucau e Gleno. No âmbito da deslocação da Karingana Wa Karingana a Timor-Leste, está também previsto um concerto de Luís Represas, músico, na próxima sexta-feira, dia 19, em Díli, para recolha de fundos para o Sport e Benfica de Timor-Leste.