Trabalho infantil no Paquistão com dimensões preocupantes, uma clara violação do seus direitos fundamentais. Governo mostra-se incapaz de melhorar a grave situação.
Trabalho infantil no Paquistão com dimensões preocupantes, uma clara violação do seus direitos fundamentais. Governo mostra-se incapaz de melhorar a grave situação. De acordo com a Sociedade para a Protecção dos Direitos das Crianças (SPDC), aproximadamente oito milhões de crianças trabalham no Paquistão. Destas, mais de cinco milhões trabalham a tempo inteiro.
“Direitos fundamentais das crianças como a educação, saúde e protecção são violados nas situações de trabalho infantil, às vezes em situações perigosas e de difícil acesso”, disse Zarina Jillani, activista da SPDC, à agência noticiosa IRIN.
O relatório anual da sociedade, intitulado a situação das crianças trabalhadoras no Paquistão 2004, publicado recentemente, analiza a situação em cinco categorias: educação, saúde, trabalho infantil, violência contra crianças e justiça juvenil. a conclusão é que o número de crianças trabalhadoras tem vindo a aumentar.
a pobreza é apontada como factor crucial neste aumento. O governo investiu aproximadamente 1. 6 milhões de dólares para alí­vio da pobreza. No entanto não se notam melhorias na situação das crianças.